Filtro de Daltonismo

História

Fundada em 1946, com um Curso Prático de Ensino Fundamental e desde sua criação era voltada ao ensino profissionalizante. Ela teve vários nomes ao longo dos anos, sendo que o primeiro que se tem notícia foi “Escola Artesanal de Adamantina”, em 1958, com sua primeira turma no Curso de Artesanato formada em 1960.

Fachada da escola na década de 1950

1ª Turma de formandos – 1960

Em 1963 a escola recebeu o nome de “Escola Industrial de Adamantina” e após 2 anos, “Ginásio Industrial Estadual de Adamantina” o que espalhou o nome “Industrial” por toda a cidade e região e é o nome mais conhecido da nossa escola até hoje. É nesse período também que o vínculo com a Secretaria Estadual de Educação fica mais explícito.
Após alguns anos, devido ao crescimento da cidade e com o incentivo do governo ao ensino profissionalizante, a escola foi formando uma identidade própria, com destaque para o curso Técnico em Mecânica, formando centenas de jovens adamantinenses. O curso é oferecido até hoje e teve apenas um hiato. É nessa época também que tem início o curso profissionalizante de Economia Doméstica, voltado apenas para as mulheres.

Fachada da Escola na década de 1960

Oficina mecânica -1961

Curso de Economia Doméstica

No ano de 1980, nossa escola muda de nome para Escola Estadual de Segundo Grau de Adamantina, EESG, e em 1982 tornou-se EESG Prof. Eudécio Luiz Vicente, em homenagem a um professor da cidade, tornando-se cada vez mais referência na formação de profissionais nas áreas de Mecânica e Serviços Bancário.

Exemplar nº 2 do Jornal “O Alvorecer”, criado pela Escola em 1989.

Em 1994, o CEETEPS (Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza), autarquia ligada hoje a Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, passou a incorporar nossa escola. Neste momento a escola passou a diversificar seus cursos profissionalizantes de nível médio integrados ao ensino de segundo grau como: Mecânica, Serviços Bancários, Contabilidade e Processamento de Dados. A primeira Diretora da Escola foi a senhora Dorcas Palazin de Campos.
Nos últimos anos da década de 90, assumiu nosso segundo Diretor, Esmeraldo Pereira, e esses anos foram marcados por transformações nos cursos, como a criação do curso de Ensino Médio, sem integração de ensino profissionalizante e dos cursos Técnicos de Administração (1998), Informática (antigo Processamento de Dados-1999) e Enfermagem (2000). Essas transformações ocorreram devido, principalmente, a movimentos externos como mudanças no contexto socioeconômico da região, na instituição e legislação educacional.

Fachada da Escola, já incorporada ao CEETPS

O curso de Açúcar e Álcool foi implantado em 2002 para atender à grande demanda de mão-de-obra especializada devido ao crescimento do setor canavieiro na região.
Em 2004, Raquel Pereira de Souza assume a direção da Escola.
Em abril de 2007, através de um Decreto do Senhor Governador do Estado, José Serra, as ETE (Escolas Técnicas Estaduais) passam a denominar-se ETEC.
Em 2008, comemoramos o cinquentenário da Escola e em 2009 é implantado outro curso na área tecnológica – Informática para Internet.
Um outro ponto importante de nossa história são as Classes Descentralizadas, onde disponibilizamos cursos em outras cidades da região. A primeira foi a CD de Junqueirópolis, através de um convênio entre a Prefeitura e o Centro Paula Souza no ano de 2009, para oferecimento dos cursos de Administração e Informática.
O ano de 2011 foi marcado pela maior reforma da escola, com foco principal na reestruturação dos Laboratórios de Mecânica, também foram construídos o Bloco “E” e a Quadra coberta. E também pela implantação de dois novos cursos, Técnico em Comércio, iniciado em fevereiro de 2011 e Técnico em Agente Comunitário de Saúde, iniciado em julho de 2011.

Nova Oficina Mecânica

Bloco E

Quadra coberta

Em 2011 foi firmado o convênio com a Prefeitura Municipal de Flórida Paulista para viabilização do curso Técnico em Administração naquele município. Com o fim das reformas no início de 2012, a Escola volta a disponibilizar o curso Técnico em Mecânica, com uma oficina modernizada e equipamentos novos para melhor atender os alunos.
Em meados de 2012 houve a troca de direção, com a Profª. Regina Maria Bertolo Zupirolli tomando posse. No início de 2014 um novo desafio – a implantação do Ensino Técnico Integrado ao Médio (ETIM), onde o aluno permanece na Escola em período integral. A primeira turma oferecida foi Técnico em Administração e hoje a Etec conta também com Técnico em Informática e Técnico em Desenvolvimento de Sistemas. Em 2014 também houve a implantação da CD em Lucélia com o curso de Técnico em Informática noturno, e em 2015 iniciou-se o mesmo curso, porém no período da tarde.

ETIM de Informática

No 2º semestre de 2015 teve início a primeira turma do Curso Técnico em Segurança do Trabalho e no 1º semestre de 2016 a primeira turma do Curso Técnico em Redes de Computadores. Foi aberto em 2017 o curso de Recursos Humanos nos períodos noturno e vespertino e em 2018, na CD de Lucélia, o curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas.
Durante todos esses anos a escola cresceu muito, firmando-se como uma referência no ensino Médio e Técnico devido ao trabalho e esforço dos funcionários e docentes, bem como o apoio do CPS e da nossa cidade e região.
Atualmente, a Etec atende 820 alunos e disponibiliza para a comunidade os seguintes cursos:
– Manhã: Ensino Médio, Ensino Médio Itinerário Formativo, NOVOTEC Desenvolvimento de Sistemas, NOVOTEC Logística e NOVOTEC Recursos Humanos;
– Integral: ETIM de Administração, ETIM de Informática e ETIM de Desenvolvimento de Sistemas;
– Noite: Técnico em Açúcar e Álcool, Administração, Contabilidade, Desenvolvimento de Sistemas, Enfermagem, Mecânica e Segurança do Trabalho
– Semipresencial: Técnico em Secretariado
– Classes Descentralizadas:
Junqueirópolis – Técnico em Administração e Contabilidade

Nova fachada da escola