Fundada em 1946, com um Curso Prático de Ensino Fundamental e desde sua criação era voltada ao ensino profissionalizante. Ela teve vários nomes ao longo dos anos, sendo que o primeiro que se tem notícia foi “Escola Artesanal de Adamantina”, em 1958, com sua primeira turma no Curso de Artesanato formada em 1960.
Em 1963 a escola recebeu o nome de “Escola Industrial de Adamantina” e após 2 anos, “Ginásio Industrial Estadual de Adamantina” o que espalhou o nome “Industrial” por toda a cidade e região e é o nome mais conhecido da nossa escola até hoje. É nesse período também que o vínculo com a Secretaria Estadual de Educação fica mais explícito. Após alguns anos, devido ao crescimento da cidade e com o incentivo do governo ao ensino profissionalizante, a escola foi formando uma identidade própria, com destaque para o curso Técnico em Mecânica, formando centenas de jovens adamantinenses. O curso é oferecido até hoje e teve apenas um hiato. É nessa época também que tem início o curso profissionalizante de Economia Doméstica, voltado apenas para as mulheres.
Fachada da Escola na década de 1960Oficina mecânica -1961Curso de Economia Doméstica
No ano de 1980, nossa escola muda de nome para Escola Estadual de Segundo Grau de Adamantina, EESG, e em 1982 tornou-se EESG Prof. Eudécio Luiz Vicente, em homenagem a um professor da cidade, tornando-se cada vez mais referência na formação de profissionais nas áreas de Mecânica e Serviços Bancário.
Exemplar nº 2 do Jornal “O Alvorecer”, criado pela Escola em 1989.Fachada da Escola, já incorporada ao CEETPS
Em 1994, o CEETEPS (Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza), autarquia ligada hoje a Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, passou a incorporar nossa escola. Neste momento a escola passou a diversificar seus cursos profissionalizantes de nível médio integrados ao ensino de segundo grau como: Mecânica, Serviços Bancários, Contabilidade e Processamento de Dados. A primeira Diretora da Escola foi a senhora Dorcas Palazin de Campos. Nos últimos anos da década de 90, assumiu nosso segundo Diretor, Esmeraldo Pereira, e esses anos foram marcados por transformações nos cursos, como a criação do curso de Ensino Médio, sem integração de ensino profissionalizante e dos cursos Técnicos de Administração (1998), Informática (antigo Processamento de Dados-1999) e Enfermagem (2000). Essas transformações ocorreram devido, principalmente, a movimentos externos como mudanças no contexto socioeconômico da região, na instituição e legislação educacional.
O curso de Açúcar e Álcool foi implantado em 2002 para atender à grande demanda de mão-de-obra especializada devido ao crescimento do setor canavieiro na região. Em 2004, Raquel Pereira de Souza assume a direção da Escola. Em abril de 2007, através de um Decreto do Senhor Governador do Estado, José Serra, as ETE (Escolas Técnicas Estaduais) passam a denominar-se ETEC. Em 2008, comemoramos o cinquentenário da Escola e em 2009 é implantado outro curso na área tecnológica – Informática para Internet. Um outro ponto importante de nossa história são as Classes Descentralizadas, onde disponibilizamos cursos em outras cidades da região. A primeira foi a CD de Junqueirópolis, através de um convênio entre a Prefeitura e o Centro Paula Souza no ano de 2009, para oferecimento dos cursos de Administração e Informática. O ano de 2011 foi marcado pela maior reforma da escola, com foco principal na reestruturação dos Laboratórios de Mecânica, também foram construídos o Bloco “E” e a Quadra coberta. E também pela implantação de dois novos cursos, Técnico em Comércio, iniciado em fevereiro de 2011 e Técnico em Agente Comunitário de Saúde, iniciado em julho de 2011.
Nova Oficina MecânicaBloco EQuadra coberta
Em 2011 foi firmado o convênio com a Prefeitura Municipal de Flórida Paulista para viabilização do curso Técnico em Administração naquele município. Com o fim das reformas no início de 2012, a Escola volta a disponibilizar o curso Técnico em Mecânica, com uma oficina modernizada e equipamentos novos para melhor atender os alunos. Em meados de 2012 houve a troca de direção, com a Profª. Regina Maria Bertolo Zupirolli tomando posse. No início de 2014 um novo desafio – a implantação do Ensino Técnico Integrado ao Médio (ETIM), onde o aluno permanece na Escola em período integral. A primeira turma oferecida foi Técnico em Administração e hoje a Etec conta também com Técnico em Informática e Técnico em Desenvolvimento de Sistemas. Em 2014 também houve a implantação da CD em Lucélia com o curso de Técnico em Informática noturno, e em 2015 iniciou-se o mesmo curso, porém no período da tarde.
ETIM de InformáticaNova fachada da escola
No 2º semestre de 2015 teve início a primeira turma do Curso Técnico em Segurança do Trabalho e no 1º semestre de 2016 a primeira turma do Curso Técnico em Redes de Computadores. Foi aberto em 2017 o curso de Recursos Humanos nos períodos noturno e vespertino e em 2018, na CD de Lucélia, o curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas. Durante todos esses anos a escola cresceu muito, firmando-se como uma referência no ensino Médio e Técnico devido ao trabalho e esforço dos funcionários e docentes, bem como o apoio do CPS e da nossa cidade e região. Atualmente, a Etec atende 820 alunos e disponibiliza para a comunidade os seguintes cursos: – Manhã: Ensino Médio, Ensino Médio Itinerário Formativo, NOVOTEC Desenvolvimento de Sistemas, NOVOTEC Logística e NOVOTEC Recursos Humanos; – Integral: ETIM de Administração, ETIM de Informática e ETIM de Desenvolvimento de Sistemas; – Noite: Técnico em Açúcar e Álcool, Administração, Contabilidade, Desenvolvimento de Sistemas, Enfermagem, Mecânica e Segurança do Trabalho – Semipresencial: Técnico em Secretariado – Classes Descentralizadas: Junqueirópolis – Técnico em Administração e Contabilidade